Brilhe vossa Luz

O Evangelho é o Sol da Imortalidade que o Espiritismo reflete, com sabedoria, para a atualidade do mundo.

Brilhe a vossa luz! - proclamou o Mestre.

Procuremos brilhar! - repetimos nós.

Emmanuel


domingo, 23 de maio de 2010

A alegria fugaz da vingança

"Recuso-me a aceitar que um membro da grande família espírita possa ceder ao impulso da vingança ao invés de perdoar"
Jules Olivier - Paris, 1862 - ESE - Cap. 12 - A Vingança

Quando estudamos o Evangelho Segundo o Espiritismo - ESE, no Capitulo 12, cujo tema é Amai os Vossos Inimigos, começamos a ter a lucidez de perceber que de fato, a Vingança é sempre motivada pelo impulso mais animalizado, que produz por isso uma alegria e satisfação instantânea, porém fugaz.
Como todo o vício, logo após o estado de euforia vem a depressão profunda. Esse estado de amargura nasce do não cumprimento da maior das vocações humanas que é a evolução através do aprendizado constante.
Ao vingar-se o indivíduo nada aprendeu, pelo contrário, apenas cedeu a um impulso como um animal assustado ataca para se defender do próprio medo.
Todo o vício é motivado pelo desejo intenso de fugir ao medo. Quando alimentado, retroalimenta também esse medo. Fortalece, portanto, a covardia e a depressão que se segue a ela.
O imediatismo de angariar satisfação rápida também motiva a vingança como um meio fácil de resolver questões, que para o vingador trata-se de "fazer justiça".
O vingador é incapaz de perceber os fatos de maneira completa, enxerga aquilo que quer e não o fato como realmente ele é.
Outra vocação humana para felicidade, está ligada a valores perenes. Nós queremos nos perpetuar e sermos felizes, serenos.
A Sabedoria Espírita nos convida a trocar a alegria fugaz da vingança pela felicidade perene do perdão.
Essa troca é extremamente vantajosa para nós, que angariamos com ela frutos de saúde e paz interior. Equilíbrio que fará com que efetivamente o universo conspire a nosso favor.
Daí perceberemos de fato, o que são os milagres que mudam a nossa sorte no dia-a-dia.
O vingador estará sempre sombrio e triste. Doente e maldizendo o mundo.
Aquele que perdoa ao contrário, estará sempre feliz, de bem com o mundo e próspero em oportunidades novas de crescimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário